Cirurgia Oral

A cirurgia oral é uma das especialidades da Medicina Dentária mais abrangentes, que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. O campo de atuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo, entre outros os seguintes atos:

• Extração de dentes presentes na arcada ou inclusos (dentro do osso);
• Cirurgia endodôntica/apicectomia (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico/desvitalização não é bem sucedido);
• Cirurgia de remoção de quistos ou tumores;
• Cirurgia gengival;
• Implantologia;
• Cirurgia pré-protética (preparação do osso e gengiva para que seja colocada uma prótese);
• Cirurgia de lesões infeciosas e traumatologia oral.

Atualmente, na prática clinica diária, o procedimento mais frequente é a extração dentária, incluindo a extração de dentes do siso.

Se tem medo ou ansiedade em relação a cirurgia oral, assegure-se que tudo faremos para tranquiliza-lo e tomar medidas que conduzam ao sucesso do tratamento: planeamento correto, higiene e segurança, equipamentos e materiais adequados e experiência profissional. Só assim é possível tornar o que parece complicado, em algo simples, rápido e eficaz.

Casos clínicos mais complexos exigem que outras áreas da Medicina Dentária disponibilizadas na nossa clínica, tais como a Implantologia, a Ortodontia, a Prótese Fixa e Removível ou a Periodontologia, trabalhem em articulação com a Cirurgia Oral, criando-se um plano de tratamento integrado e multidisciplinar.

Saber mais:

- Tenho dentes do siso. É necessária a sua extração?

Nem sempre os dentes do siso têm de ser extraídos. As principais indicações são quando se vai fazer um tratamento ortodôntico, quando a sua posição provoca ou pode vir a provocar problemas nos outros dentes, quando têm alguma sintomatologia (dor, infeção) ou quando apesar de não terem nenhum problema aparente é detetado radiologicamente um quisto.

- O que é uma apicectomia?

É uma pequena cirurgia que visa a remoção de um quisto, granuloma ou qualquer outra situação patológica em conjunto com uma pequena parte do ápex do dente (ponta da raiz do dente).