Odontopediatria

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que cuida da saúde oral das crianças desde o primeiro ano de vida até à adolescência. Engloba todos os tratamentos preventivos, intercetivos e curativos para que a criança atinja a idade adulta com uma cavidade oral saudável, a nível estético e funcional.

A Odontopediatria possibilita à criança o primeiro contato com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:

• Aplicações tópicas de flúor -  remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes;

• Selantes de fissura - uma espécie de «verniz» que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária.

Está, por norma, indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre os 5-8 anos e os 11-14 anos, respetivamente.
As aplicações tópicas de flúor remineralizam cáries iniciais e tornam os dentes mais resistente.

As consultas de Odontopediatria são ainda importantes para ensinar as crianças assim como aos pais, sobre a correta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.

Saber mais:

- Qual a idade indicada para a primeira consulta de Odontopediatria?

A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomenda fazer a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade. Idealmente, estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e para informar os pais sobre atitudes preventivas, detetar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada paciente.
Além disso, desde cedo a criança deve ter contacto com o dentista, o ambiente do consultório, a equipa e os procedimentos. Assim, evitam-se os medos e ansiedades na idade adulta.

- Com que idade aparecem os primeiros dentes e se completam as dentições?

Em média, a erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces;
Entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade os 20 dentes temporários já estarão presentes na cavidade oral.

A dentição permanente ou definitiva inicia-se entre os 5 e os 7 anos e poderá constituir-se de 32 dentes, caso erupcionem os terceiros molares (sisos), o que nem sempre ocorre.

A erupção mais precoce ou tardia não está necessariamente relacionada com patologia; no entanto, caso a criança não apresente qualquer dente após completar 1 ano de vida, deverá ser observada numa consulta de Medicina Dentária.

A erupção dos dentes pode causar algum incómodo e sintomas, como o aumento de salivação, ansiedade, perda de apetite ou dificuldade em dormir. O seu médico dentista pode dar-lhe algumas sugestões de como aliviar a situação.

- Higiene oral na criança:

Mesmo antes da erupção dos dentes deve limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida em água, bem como estabelecer hábitos corretos de alimentação.

Após a erupção dos primeiros dentes, as características da escovagem numa criança estão dependentes de vários fatores, mas essencialmente da idade da mesma. Assim, de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde:

• 0-3 Anos: escovagem realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.

• 3-6 Anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.

• > 6 Anos: escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia (ou em alternativa média). A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1cm de dentífrico.

- Quando deve terminar o uso de chupeta ou biberão?

Os hábitos de sucção não nutritiva (chupeta, por ex.) devem ser abandonados até cerca dos 3 anos de idade, atendendo à possibilidade de autocorreção das consequentes alterações no desenvolvimento das arcadas dentárias. Relativamente ao biberão, o hábito deve ser abandonado, idealmente, quando a criança completar 1 ano, sendo o biberão substituído, por exemplo, pelo copo com palhinha ou colher.

- As crianças podem usar fio dentário?

O fio dentário remove restos alimentares e placa bacteriana entre os dentes, onde a escova não consegue chegar. As crianças devem começar a usar o fio dentário aos 4 anos. Quando tiverem 8 anos, a maioria das crianças já conseguem usar o fio dentário sozinhas.

Voltar