Ortodontia

Ortodontia

A ortodontia é uma das especialidades reconhecidas pela Ordem dos Médicos Dentistas. Esta é a especialidade da medicina dentária que estuda, previne e trata problemas causados pelo crescimento e desenvolvimento da face, sendo responsável pela correção e alinhamento dos dentes e dos ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas.

O tratamento ortodôntico pode ser efetuado tanto em crianças como em adultos, no entanto é necessário ser claramente informado pelo seu ortodontista sobre o que é possível corrigir e como corrigir.

O tratamento ortodôntico vai ter vários benefícios, tanto na saúde como na estética dentária. O correto alinhamento dos dentes torna possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas e melhora função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral. Além disso vai ter um grande impacto na estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social.

Saber Mais:

- Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de um estudo que envolve a análise cefalométrica da radiografia de perfil, análise da ortopantomografia, análise dos modelos da boca, análise das fotografias e da história clínica. Só a partir desse estudo é que se poderá saber qual o tipo de aparelho a utilizar, podendo ser necessário aplicar aparelhos removíveis, fixos e/ou biomecânicos, ou mesmo “placas invisíveis” – Invisalign®.

- Quando deve ser realizada a primeira consulta de ortodontia?

Nas crianças, e de acordo com a Associação Americana de Ortodontia, a primeira consulta deve ser realizada entre os 6 e os 8 anos, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, na eventualidade de ser necessário um tratamento preventivo /intercetivo. Se não for o caso, o tratamento pode ser iniciado mais tarde. Não existe idade limite para o início do tratamento ortodôntico.

- Qual a duração do tratamento?

Em média, um tratamento ortodôntico tem a duração de 18 a 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.

- Que tipo de aparelhos existem?

Aparelhos fixos, com braquetes convencionais ou com braquetes autoligados passivos (sistema Damon), que devido à ausência de fricção e em conjunto com arcos de alta tecnologia tornam o tratamento mais rápido. Podem ser metálicos ou cerâmicos (estéticos).
Aparelhos removíveis e funcionais, indicados para crianças e adolescentes em crescimento.

Aparelhos invisíveis – sistema Invisalign®. É um sistema que utiliza alinhadores (placas de acetato) transparentes, parecidas com as utilizadas no branqueamento dentário, para efetuar o tratamento ortodôntico. Vantagens:

• Remoção dos alinhadores nas refeições e durante a higiene oral;
• A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas;
• O controlo de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado;
• Os resultados aparecem entre 6 meses a 1 ano;
• Invisalign® não interfere no seu estilo de vida.

Voltar