Periodontolodia

Periodontologia

A Periodontologia é a Especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal (fibras que unem o dente ao osso). As doenças periodontais mais comuns são:

•Gengivite (inflamação superficial da gengiva) – pode ser facilmente tratada com recuperação total dos tecidos. No entanto, se não for tratada pode progredir para:

• Periodontite (inflamação / infeção do osso que leva a perda de osso e gengiva) – pode levar à perda do dente, se não tratada convenientemente. Geralmente não causa dores, mesmo nos casos mais avançados.

Existe uma prevalência elevada destas doenças na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional de saúde oral para um diagnóstico precoce da doença periodontal. A Periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos.

Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas por um  Médico dentista especializado, que envolvem a raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.

O modo de evitar estas doenças é fazer limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.

Saber mais:
- O que é a Doença Periodontal?

É uma infeção bacteriana crónica que afeta o periodonto, que é o conjunto dos tecidos que envolvem e suportam os dentes e incluem: gengiva, osso e ligamento periodontal. As doenças Periodontais dividem-se em dois grandes grupos:

Gengivite – a Gengivite é uma inflamação das gengivas, de carácter reversível, ou seja, com o tratamento adequado e uma correta manutenção pelo doente em casa é possível recuperar totalmente uma situação de saúde. Por outro lado, se não for atempadamente tratada, pode evoluir para uma situação mais grave, a Periodontite. Principais sintomas:
• Sangramento e desconforto ao mastigar e escovar os dentes (ausente nos fumadores por ação da nicotina);
• Gengivas com tonalidade mais avermelhada;
• Aumento do volume das gengivas.

Periodontite –  a Periodontite, ao contrário da Gengivite, é uma doença irreversível. Está associada à inflamação das gengivas mas também à perda dos tecidos que suportam os dentes, nomeadamente do osso alveolar. O tratamento não permite recuperar o osso perdido, mas consegue parar a progressão da doença.

Assim sendo, quando mais cedo for diagnosticada e tratada a periodontite, menos sequelas existirão. Se, por outro lado, a doença não for diagnosticada atempadamente, a destruição dos tecidos vai ocorrendo, podendo levar a um aumento da mobilidade dentária e inclusivamente à perda espontânea dos dentes. Principais sintomas:

• Mau hálito ou mau sabor persistente;
• Presença de "pus" junto aos dentes;
• Sangramento espontâneo ou durante a escovagem;
• Mobilidade dentária;
• Dentes a “separarem-se”;
• Alterações na forma como os dentes encaixam;
• Sensação de dentes a “crescer”;

O diagnóstico só pode ser feito pelo médico dentista pelo, que se apresentar qualquer destes sinais, deverá consultá-lo para que o seu caso seja avaliado.

- Em que consiste uma Destartarização?

A Limpeza ou Destartarização que efetuamos é feita numa consulta e tem duas fases:
1) Limpeza com Ultrassons, em que é removido o tártaro supra e infragengival;
2) Polimento dentário com escova e pasta ou polimento com jato de bicarbonato, em que um leve jato limpa, branqueia e alisa a superfície dos seus dentes, o que os deixa mais brancos e macios.

- Cirurgia Plástica Gengival

Problemas como excesso de tecido gengival cobrindo a coroa do dente ou mesmo a falta deste tecido expondo a raiz, podem ser resolvidos com a plástica gengival.